19 August 2017

5 DICAS SOBRE FLATLAYS

Quem é que não adora flatlays? Aqui ficam algumas dicas.



Os flatlays são algo bastante comum nos dias de hoje, principalmente em redes sociais como o instagram ou pinterest. Eu confesso que sou fã, mas isso já vocês devem percebido. 
Este tipo de fotografia pode ser usada nas mais diferentes ocasiões, desde produtos de beleza e outfits, a comida, pequenos detalhes que queiram dar mais destaque. Em fim, é puxar pela imaginação.
Os flatlays são sem dúvida uma forma mais interessante de dispor algo, tornando a imagem bastante apelativa (quando bem 'feito') para quem a vê. Mas quais são as ferramentas necessárias para dominar a arte do flatlay no instagram?

1) Luz! E se esta for natural, melhor. A luz é algo que em qualquer fotografia faz diferença e aqui não é excepção. Se possível procurem sempre luz natural, e evitem luzes amarelas.

2) Fundos. Tenham em atenção que há fundos que resultam melhor em certas situações do que em outras. Por exemplo, fundos brancos ou com efeito de mármore funcionam bem com produtos de beleza e outfits, pois ajudam a dar destaque aos mesmos criando um mood mais clean.

3) Perspectiva. Tentem fotografar sempre de cima (daí o nome 'flatlay). Fotografias de comida são normalmente mais apelativas de cima, embora hajam excepções. Ah, e nada de close-ups ao queijo derretido do vosso hamburguer. É tentador, dá fome, mas no fundo todos nós gostamos é de ver uma mesa bem composta.

4) Direcção. Quando estão a compor o vosso flatlay não se esqueçam sempre de pensar qual o mood que querem transmitir, assim como se querem dar ou não mais destaque a um determinado objecto. Vocês podem fazê-lo centrado ou na diagonal, e até mesmo brincar com a regra dos três terços. Sejam criativos.

5) Composição. Aqui refiro-me à forma como vão 'construir' a vossa fotografia. Preferem algo certinho? Ou algo mais caótico? É aqui onde vocês vão transformar a vossa fotografia em algo único, dando-lhe o vosso toque pessoal e criando o vosso próprio estilo.


E pronto, por hoje é tudo. Espero ter ajudado e que tenham gostado das dicas. Até amanhã!



No comments:

Post a Comment