27 September 2017

NEW YORK - THE JOURNEY

Estou de volta! A Portugal e ao blog. Como devem ter visto pelo instagram, fui no ínicio deste mês até New York. Confesso que embora soubesse que era uma cidade que ia gostar (afinal de contas, é New York) não achei que fosse amar.  Enganei-me! Perdi-me de amores pela cidade a cada passo que dava, e se por uma lado queria fotografar tudo, por outro sinto que não fotografei quase nada por andar demasiado encantada com tudo à minha volta. 



Antes de ir li imensos blogposts sobre a cidade, e uma coisa que reparei foi que quase todos eles andavam muito à volta das mesmas coisas, dos mesmo sítios. Nada contra, só que às vezes sinto falta de dicas mais ‘alternativas’, sabem? Eu gosto de visitar (ou pelo menos, tentar) aqueles locais mais clichês, aqueles que nós sentimos uma quase obrigação. Mas estaria eu a dar-vos alguma novidade se vos dissesse, não se esqueçam de ir até à Time Square; atravessar a Brooklyn bridge ou subir até ao topo do Rockefeller? Tendo em conta isto, optei por fazer um conjunto de oito posts onde espero conseguir ajudar-vos a preparem a vossa viagem até New York e assim, quem sabe, a terem uma experiência mais nova iorquina.

Uma coisa que normalmente não costumo ler em blogposts é sobre o que é necessário para viajar até aos E.U.A. Se vocês pensam que apenas é necessário um bilhete de avião e o passaporte, estão enganados. Não só necessitam destes dois como de um visto de entrada no país, o ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Este tem um custo de 14 $ e permite que permaneçam durante 90 dias consecutivos (caso sejam aceites) no país, sendo que tem validade de dois anos. Uma coisa muito importante. Quando fizerem a candidatura vão vos ser perguntadas várias coisas, nomeadamente, com quem vão ficar (hotel ou amigos/família), onde vão ficar (morada) e contactos. Por isso mesmo aconselho a tratar do visto depois de já terem todas estas informações. Já agora, guardem estas mesma informações e tenham-nas com vocês à mão no dia da viagem, pois durante o voo vai vos ser entregue um formulário no qual vão ter, outra vez, de mencionar com quem vão ficar, morada e contactos.

Depois de aterrarem em solo Americano preparem-se para uma fila de 30 minutos (pode variar), onde é feita a verificação de identidade (passaporte e impressões digitais) e onde novamente vão ter de responder a algumas questões (desta vez feitas pela NYPD que se encontra no Aeroporto). Depois disto estão prontos para a vossa entrada oficial nos U.S.A.

Se o vosso destino for o Newark Liberty International Airport (EWR), que foi o meu caso, ficam a saber que para além do tradicional táxi, onde o valor pode variar, tem também vários autocarros até à ilha de Manhattan. Lembro-me que ficou em 36$, duas pessoas, o que ía para o Sul da ilha. No caso de ser o John F. Kennedy International Airport (JFK), que foi onde apanhei o voo de regresso a Portugal, podem apanhar um shuttle que tem o custo de 8$ e vos levará até à ligação com a linha de metro. 

Peço desculpa se isto foi tudo um pouco secante, mas achei realmente importante partilhar isto com vocês. Prometo que o próximo post sobre dicas de como poupar dinheiro em New York acompanhadas de alguma inspiração será um pouco menos sério. 

4 comments:

  1. Nunca viajei para fora da união europeia e admito que o sistema de entrada nos USA sempre me pareceu confuso. Por essa razão, gostei que tivesses falado sobre o assunto e da forma como o conseguiste expor.
    Mal posso esperar para ler sobre as tua recomendações e sonhar com uma viagem a Nova Iorque! (:

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que tenhas gostado. Tive receio de ter sido secante ahaha

      Beijinho

      Delete
  2. Eu também já fui a Nova Iorque e adorei!

    ReplyDelete
  3. tenho de começar já a pensar em tratar dessa burocracias todas!
    ansiosa pelos próximos posts!

    beijinho,
    Inês
    http://www.moibyines.com

    ReplyDelete